domingo, 19 de maio de 2013


SEMANA DE 20 A 25 DE MAIO

TÓPICO 5

Gagné e o pioneirismo no processamento da informação

Entramos nesta semana no estudo do quarto teórico da Psicologia da Educação e do conceito de mediação tecnológica que deles podemos extrair.
Robert Gagné talvez tenha sido o primeiro a ser descoberto pelos que estudam e praticam desenho instrucional, interação humano-computado, Educação a Distância. Trata-se de uma teoria que evoluiu de uma perspectiva bastante behaviorista para outra predominantemente cognitiva. Durante essa evolução, três componentes foram a ela incorporadas, a saber: 1) uma série típica de eventos que acompanham cada ato de aprendizagem; 2) uma taxonomia (classificação) de resultados de aprendizagem; 3) condições específicas e ne­cessárias para alcançar cada resultado.

Um pouco da biografia do teórico



Robert Mills Gagné  nasceu em North Andover, Massachusetts, em 1916. Fez o Mestrado na Universidade de Yale e o Doutorado, em Psicologia, na Universidade de Brown. Foi diretor de pesquisa do laboratório da formação aérea dos EUA e consultor do departamento de defesa. Em 1962, publicou o artigo Treinamento Militar e princípios de aprendizagem e em 1968 a obra Hierarquias da Aprendizagem A partir de 1969 tornou-se professor na Universidade Estadual da Flórida.
Considerado neobehaviorista, pela afinidade com as ideias de Skinner, Gagné é um dos pesquisadores interessados na tecnologia educacional, isto é, na aplicação dos princípios da ciência da aprendizagem aos problemas práticos do ensino.
Quando faleceu, em abril de 2002, era professor do Departamento de Pesquisa Educacional da Florida State University.


A Aprendizagem para Gagné

Gagné adotava enfoques behavioristas (comportamentais) e cognitivistas em sua teoria. Para ele, as fases da aprendizagem se apresentam associadas aos processos internos que, por sua vez, podem ser influenciados por processos externos.
A aprendizagem, segundo Gagné, “é uma mudança de estado interior que se manifesta por meio da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança. Um observador externo pode reconhecer que houve aprendizagem quando observa a ocorrência de uma mudança comportamental e também a permanência desta mudança.” (MOREIRA, 1999).
Trata-se, portanto, de acordo com Gagné, uma mudança comportamental persistente. Segundo ele as mudanças resultantes do desenvolvimento de estruturas internas constituem-se na maturação. Já a aprendizagem “ocorre quando o indivíduo responde e recebe estimulação de seu ambiente externo, a maturação requer somente crescimento interno” (MOREIRA, 1999).


MATURAÇÃO





Afirma que a aprendizagem ocorre através de uma mudança observável de desempenho e depende de alguns fatores como: a atenção que o professor consiga captar do aluno, a comunicação pelo docente dos objetivos propostos para o discente, o estímulo à evocação de princípios relevantes, o direcionamento do estudo pelo professor, a sensação de progresso do aluno, a reativação e manutenção do feedback do docente ao aluno.
Afirma que a ocorrência de aprendizagem necessita de uma hierarquia de conhecimentos organizada de tal modo, que o nível anterior é pré-requisito para o seguinte. Assim como Ausubel, teórico que vimos anteriormente, entende que a motivação está relacionada ao desejo que o indivíduo tem de realizar, ou à própria realização.

Tipos de aprendizagem para Gagné

A teoria convenciona que existem diferentes tipos ou níveis de aprendizado e que cada tipo requer diferentes tipos de instrução.
Identifica cinco categorias de aprendizgem:


1ª)  
Informação verbal - capacidade de verbalizar nomes de objetos, fatos, trechos de textos e outras informações armazenadas na memória.


2ª)  

      Habilidades intelectuais - discriminar, classificar, aplicar regras.



3ª) 
Estratégias cognitivas - capacidade de criar ou escolher um processo mental que conduza à solução de um problema ou ao desempenho de uma tarefa.

4ª) 
Atitudes - capacidade de adotar um comportamento específico em concordância com valores e crenças adquiridos.

5ª) 
Habilidades motoras - capacidade de desempenhar tarefas físicas segundo padrões estabelecidos.


Os nove eventos (ou etapas, ou níveis) da instrução



O autor afirmava que o professor deveria conhecer bem cada uma das etapas, adequando o seu planejamento e os recursos didáticos aos mesmos.

Primeira Categoria: Preparação

1- Ganhar a Atenção - fazendo uma pergunta provocativa, apresentando um fato interessante, apresentando um problema de interesse imediato para o grupo etc.
2- Descrever os Objetivos - mostrando o que o aluno vai aprender e como ele vai poder utilizar o novo conhecimento; se for o caso, mostrar como essa aquisição de conhecimento vai ser avaliada.
3- Estimular a Conexão com o Conhecimento Anterior - pela explicitação da relação entre o novo e os conceitos já adquiridos.

Segunda Categoria: Desempenho

4- Apresentar o Material a ser Aprendido - na forma de gráficos, textos, simulações etc., respeitando as regras pertinentes (evitar sobrecarga da memória, manter coerência de estilo etc.).
5- Orientar a Aprendizagem - através da apresentação de exemplos, estudos de caso, representações gráficas, material complementar etc.
6- Propiciar Desempenho - criando situações e oferecendo condições para a aplicação do novo conhecimento.
7- Dar feedback - mostrando, imediatamente, o grau de acerto do aprendente na aplicação do conhecimento.

Terceira Categoria: Transferência de Conhecimento

8- Avaliar - através de testes, o grau de assimilação do novo conhecimento.
9- Aumentar a retenção e facilitar a transferência do conhecimento - (entendida como sua aplicação a outras situações que não aquelas vistas no processo de aprendizagem) através de exercícios de aplicação.

Os Nove níveis de aprendizagem de Gagné fornecem um “passo-a-passo” que ajuda que o professor forneça uma experiência de aprendizagem completa e bem sucedida. Cada passo é projetado para ajudar os alunos a compreender e reter a informação de forma eficaz.

Você, que já é professor da educação presencial ou a distância, experimente planejar uma atividade para os seus alunos seguindo as nove etapas propostas por Gagné. Realize a atividade com os alunos e depois avalie o resultado.

Gagné (1974, p. 22) afirma:


“A função de ensinar origina-se, em sentido específico, da determinação das condições de aprendizagem. Ensinar significa organizar as condições exteriores próprias à aprendizagem. Essas condições devem ser organizadas de maneira gradual, levando-se em conta, em cada etapa, as habilidades recentemente adquiridas, a necessidade de retenção dessas habilidades e a situação estimuladora específica exigida pela etapa seguinte. Consequentemente, ensinar é uma atividade bastante complexa e árdua”.


Gagné e a mediação - aprendizagem como processamento da informação

Esta teoria nos permite uma tentativa de explicação do que acontece internamente durante o processo de aprendizagem.


A informação, os estímulos que vem do ambiente são captados pelos órgãos dos sentidos e acolhidos pelos receptores, estruturas do sistema nervoso central do ser humano.
Passam a seguir ao que Gagné chama de “registro sensorial” (os objetos e eventos são codificados de forma a serem reconhecido pelo cérebro) e esta informação é captada pela memória de curto prazo, onde é novamente codificada, mas agora sob a forma de conceitos.
A partir desse momento várias coisas podem acontecer:
·         Com o estímulo adequado essa informação é repetida até que seja armazenada na memória de longa duração.
·         Se a informação codificada estiver fortemente relacionada com uma informação já existente no repertório do indivíduo (o que Bandura chamava de ancoragem), ela pode ser imediatamente acoplada à memória de longa duração.
·         Outra possibilidade é que a informação seja tão estimulada por eventos externos e desperte tanto a motivação, que ela passe de imediato à memória de longa duração.
·         Ainda há, porém, a possibilidade de que a informação nova não seja codificada e, portanto, desprezada pelo indivíduo.


Uma vez que a informação tenha sido registrada em qualquer das duas memórias, pode ser recuperada a qualquer momento, desde que os estímulos externos mostrem que ela é necessária.
Toda a informação recuperada das memórias é transformada em ação, manifestação visível de comportamento.
Gagné fala ainda de dois fatores importantes nesse processo: as expectativas do indivíduo (motivação) e forma ou controle executivo que determina, em cada um de nós, como a informação deve ser codificada, armazenada e recuperada.

Encerrando a nossa aula
Você já deve ter percebido que não há muita facilidade de obter material sobre Gagné em português.
Sugerimos dois vídeos para encerrar a aula.
O primeiro dá uma visão geral da teoria e aborda alguns conceitos de que tratamos na aula. Foi coordenado pela Profª Liane Tarouco, da UFRGS:

O segundo, embora tenha sido produzido em inglês, é fácil de ser compreendido. Trata-se de como ensinar as crianças a fazerem chã, seguindo as nove etapas de instrução descritas por Gagné, lembra?
Primeira Categoria: Preparação
1- Ganhar a Atenção
2- Descrever os Objetivos
3- Estimular a Conexão com o Conhecimento Anterior

Segunda Categoria: Desempenho
4- Apresentar o Material a ser Aprendido
5- Orientar a Aprendizagem
6- Propiciar Desempenho
7- Dar feedback

Terceira Categoria: Transferência de Conhecimento
8- Avaliar
9- Aumentar a retenção e facilitar a transferência do conhecimento 

Divirtam-se... e revejam o conteúdo.


Referências bibliográficas
GAGNÉ, Robert M.. Como se realiza a aprendizagem. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1980.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.


















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