domingo, 9 de junho de 2013


SEMANA DE 10 A 14 DE JUNHO

Síntese das teorias estudadas


Na aula de hoje vamos estabelecer uma comparação entre as quatro teorias estudadas até agora principalmente no que diz respeito aos conceitos de aprendizagem e de mediação.
Para isso sugerimos que você faça uma rápida releitura das quatro aulas anteriores
Vamos lá, então...
O conceito de mediação tem sua abordagem exponencial em Vygotsky, que teve com principal objetivo construir uma psicologia e uma pedagogia no quadro teórico-epistemológico do marxismo.



Para Vygotsky:
Mediação em termos genéricos é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento (OLIVEIRA, 2002, p. 26).
Acrescenta, além disso, que:
O processo de mediação, por meio de instrumentos e signos, é fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, distinguindo o homem dos outros animais. A mediação é um processo essencial para tornar possíveis as atividades psicológicas voluntárias, intencionais, controladas pelo próprio indivíduo (Op. Cit., p. 33).

1. O conceito de aprendizagem




Teórico

Aprendizagem é...

Bandura
A aprendizagem é um processo que ocorre através da observação e imitação social de modelos no decorrer das relações interpessoais. O indivíduo aprende comportamentos novos ou modifica comportamentos existentes em virtude das respostas dos outros (avaliação do meio social).
Ausubel
A aprendizagem real deve ser significativa, o que ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios do indivíduo. Para que isso aconteça é necessário que as situações de aprendizagem propostas pelo professor façam sentido, para que o aluno amplie, avalia, atualize e reconfigure a informação anterior, transformando-a em nova.
Gagné
A aprendizagem ocorre através do processamento da informação, uma mudança de estado interior que não pode ser atribuída à maturação e que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Bruner
Aprendizagem é a compreensão geral da estrutura de uma determinada matéria através da exploração de alternativas que o ambiente ou conteúdo de ensino deve proporcionar, para que o aluno possa inferir relações e estabelecer similaridades entre as ideias apresentadas, favorecendo a descoberta de princípios ou relações.


2. O conceito de mediação pedagógica

Agora vamos comparar o conceito de mediação pedagógica que encontramos nos quatro teóricos estudados.
Sugerimos antes que você assista a um vídeo chamado “Mediação pedagógica e o uso das tecnologias”. Ele apresenta um mapa conceitual animado através de um software livre que vem sendo considerado substitutivo do Powerpoint, chamado PREZI. Ele pode ser baixado gratuitamente em https://prezi.com/desktop/.

Experimente e faça algumas simulações de apresentações utilizando o software.
Veja o vídeo:


 Nos quatro autores temos:

Teórico

Mediação é...
Bandura
A grande “ferramenta de mediação” para Bandura é o professor, que atua como modelo para a observação e a modelagem do comportamento do aluno. Ele é promotor da auto eficácia do aluno, uma avaliação subjetiva que fazemos a respeito das nossas capacidades diante de  determinadas situações levando em conta nossa bagagem pessoal e as diferentes  condições contextuais que se apresentam ao longo da nossa trajetória como sujeitos  modificadores e modificados pelo ambiente..
Ausubel
Para o teórico a mediação é feita principalmente pelo material considerado significativo pelo aluno. Ele precisa apresentar conceitos básicos, “subsunçores”, onde vão ancorar os conhecimentos novos para a construção de novos conhecimentos.
Gagné
A mediação para este autor consiste no processamento da informação captada pelos órgãos sensoriais (registro sensorial), seu armazenamento na memória de curta duração e o acoplamento à memória de longa duração.
Bruner
Para Bruner a mediação consiste na construção de “andaimes” (scaffolding, originalmente) na interação em sala se aula. No processo de construção do conhecimento o aluno segue sozinho até certo ponto determinado por ele (desenvolvimento real) e o adulto poderá dar “pistas de contextualização” (através da linguagem, do ensino da estrutura da matéria, da adequação à etapa de representação do mundo em que se encontra quem aprende) que o façam progredir em sua cognição no momento em que necessitar do auxílio dele (desenvolvimento potencial). É necessário que o professor desenvolva a prática de promover pistas que levem os alunos a refletirem sobre o conhecimento e que os façam desvendá-lo com autonomia.

3. Encerrando a nossa aula

Vamos terminar a nossa aula com uma pequena “brincadeira”.
A seguir você vai encontrar quatro charges, cada uma relacionada ao referencial teórico de um dos quatro autores que estudamos. Coloque, ao final de cada uma, o nome desse teórico.
Algumas charges podem ter relação com mais de um teórico, mas basta que você possa justificar a sua escolha por um deles.
Ao final apresentamos um “gabarito” da resposta correta.
Divirta-se!!!

1ª charge:

Teórico: ...................................

Conceito a que a charge se relaciona - ....................................



2ª charge:



Teórico: ...................................

Conceito a que a charge se relaciona - ....................................

3ª charge:


Teórico: ...................................

Conceito a que a charge se relaciona - ....................................



4ª charge:


Teórico: ...................................

Conceito a que a charge se relaciona - ....................................


RESPOSTA ESPERADA


CHARGE


AUTOR


CONCEITO
Bandura
Aprendizagem através da imitação de modelos.
Bruner
Aprendizagem por descoberta.
Ausubel
Aprendizagem significativa.
Gagné
Processamento da informação para a construção de novos conhecimentos.

Referências bibliográficas

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 2002.

2 comentários:

  1. AHHH! Não acredito que ainda não comentaram. Serei o primeiro então. Estou até agora em risadas! As charges são muito boas. Na 1ª charge eu entendi duas explicações, uma se refere a intensa transmissão cultural violentando nossas individualidades, a outra é mais literal, já que me parece com Os telejornais ditando a ideia de terror e provocando medo nas pessoas.

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  2. Que bom que você apreciou as charges. Elas foram colocadas para tornar a aula mais leve e divertida.

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