SEMANA DE 10 A 14 DE JUNHO
Síntese
das teorias estudadas
Na
aula de hoje vamos estabelecer uma comparação entre as quatro teorias estudadas
até agora principalmente no que diz respeito aos conceitos de aprendizagem e de
mediação.
Para
isso sugerimos que você faça uma rápida releitura das quatro aulas anteriores
Vamos
lá, então...
O
conceito de mediação tem sua abordagem exponencial em Vygotsky, que teve com
principal objetivo construir uma psicologia e uma pedagogia no quadro
teórico-epistemológico do marxismo.
Para
Vygotsky:
Mediação em termos genéricos é o processo de
intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então,
de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento (OLIVEIRA, 2002, p. 26).
Acrescenta,
além disso, que:
O processo de mediação, por meio de instrumentos e
signos, é fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas
superiores, distinguindo o homem dos outros animais. A mediação é um processo
essencial para tornar possíveis as atividades psicológicas voluntárias,
intencionais, controladas pelo próprio indivíduo (Op. Cit., p. 33).
1. O conceito de aprendizagem
Teórico
|
Aprendizagem é...
|
Bandura
|
A
aprendizagem é um processo que ocorre através da observação e imitação social
de modelos no decorrer das relações interpessoais. O indivíduo aprende
comportamentos novos ou modifica comportamentos existentes em virtude das
respostas dos outros (avaliação do meio social).
|
Ausubel
|
A
aprendizagem real deve ser significativa, o que ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos
conhecimentos prévios do indivíduo. Para que isso aconteça é necessário que
as situações de aprendizagem propostas pelo professor façam sentido, para que
o aluno amplie, avalia, atualize e reconfigure a informação anterior,
transformando-a em nova.
|
Gagné
|
A
aprendizagem ocorre através do processamento da informação, uma mudança de
estado interior que não pode ser atribuída à maturação e que se manifesta
através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
|
Bruner
|
Aprendizagem
é a compreensão geral da estrutura de uma determinada matéria através da
exploração de alternativas que o ambiente ou conteúdo de ensino deve proporcionar,
para que o aluno possa inferir relações e estabelecer similaridades entre as
ideias apresentadas, favorecendo a descoberta de princípios ou relações.
|
2. O conceito de mediação pedagógica
Agora
vamos comparar o conceito de mediação pedagógica que encontramos nos quatro
teóricos estudados.
Sugerimos antes que você
assista a um vídeo chamado “Mediação pedagógica e o uso das tecnologias”. Ele
apresenta um mapa conceitual animado através de um software livre que vem sendo
considerado substitutivo do Powerpoint, chamado PREZI. Ele pode ser baixado
gratuitamente em https://prezi.com/desktop/.
Experimente
e faça algumas simulações de apresentações utilizando o software.
Veja
o vídeo:
Nos quatro autores
temos:
Teórico
|
Mediação é...
|
Bandura
|
A
grande “ferramenta de mediação” para Bandura é o professor, que atua como
modelo para a observação e a modelagem do comportamento do aluno. Ele é
promotor da auto eficácia do aluno, uma avaliação subjetiva que fazemos a
respeito das nossas capacidades diante de
determinadas situações levando em conta nossa bagagem pessoal e as
diferentes condições contextuais que
se apresentam ao longo da nossa trajetória como sujeitos modificadores e modificados pelo ambiente..
|
Ausubel
|
Para o teórico a mediação é feita
principalmente pelo material considerado significativo pelo aluno. Ele
precisa apresentar conceitos básicos, “subsunçores”, onde vão ancorar os
conhecimentos novos para a construção de novos conhecimentos.
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Gagné
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A
mediação para este autor consiste no processamento da informação captada
pelos órgãos sensoriais (registro sensorial), seu armazenamento na memória de
curta duração e o acoplamento à memória de longa duração.
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Bruner
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Para
Bruner a mediação consiste na construção de “andaimes” (scaffolding,
originalmente) na interação em sala se aula. No processo de construção do
conhecimento o aluno segue sozinho até certo ponto determinado por ele
(desenvolvimento real) e o adulto poderá dar “pistas de contextualização”
(através da linguagem, do ensino da estrutura da matéria, da adequação à etapa de representação do
mundo em que se encontra quem aprende) que o façam
progredir em sua cognição no momento em que necessitar do auxílio dele
(desenvolvimento potencial). É necessário que o professor desenvolva a
prática de promover pistas que levem os alunos a refletirem sobre o
conhecimento e que os façam desvendá-lo com autonomia.
|
3. Encerrando a nossa aula
Vamos terminar a
nossa aula com uma pequena “brincadeira”.
A seguir você vai
encontrar quatro charges, cada uma relacionada ao referencial teórico de um dos
quatro autores que estudamos. Coloque, ao final de cada uma, o nome desse
teórico.
Algumas charges podem
ter relação com mais de um teórico, mas basta que você possa justificar a sua
escolha por um deles.
Ao final apresentamos
um “gabarito” da resposta correta.
Divirta-se!!!
1ª charge:
Teórico:
...................................
Conceito a que a
charge se relaciona - ....................................
2ª charge:
Teórico:
...................................
Conceito a que a
charge se relaciona - ....................................
3ª charge:
Teórico:
...................................
Conceito a que a
charge se relaciona - ....................................
4ª charge:
Teórico:
...................................
Conceito a que a
charge se relaciona - ....................................
RESPOSTA
ESPERADA
CHARGE
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AUTOR
|
CONCEITO
|
1ª
|
Bandura
|
Aprendizagem
através da imitação de modelos.
|
2ª
|
Bruner
|
Aprendizagem
por descoberta.
|
3ª
|
Ausubel
|
Aprendizagem
significativa.
|
4ª
|
Gagné
|
Processamento
da informação para a construção de novos conhecimentos.
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Referências
bibliográficas
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky:
aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio histórico. São Paulo:
Scipione, 2002.
AHHH! Não acredito que ainda não comentaram. Serei o primeiro então. Estou até agora em risadas! As charges são muito boas. Na 1ª charge eu entendi duas explicações, uma se refere a intensa transmissão cultural violentando nossas individualidades, a outra é mais literal, já que me parece com Os telejornais ditando a ideia de terror e provocando medo nas pessoas.
ResponderExcluirQue bom que você apreciou as charges. Elas foram colocadas para tornar a aula mais leve e divertida.
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