domingo, 14 de abril de 2013


PROGRAMA DA DISCIPLINA

Caro aluno!!!

Apresentamos a você o programa da nossa disciplina. Nele estão indicadas as datas e temas dos quinze encontros que teremos; quais os que serão desenvolvidos presencialmente e os que serão realizados através do Blog; a proposta de avaliação do rendimento acadêmico  apresentada; e uma bibliografia básica ao final.
Quanto às indicações bibliográficas você terá mais títulos, citados ao final de cada aula postada.
É importante que você leia e tenha o programa à mão, pois ele nos servirá, ao final, para avaliar a disciplina ministrada.


Disciplina / 2013.1

EDU 08 - 11388 – Sujeito e Conhecimento na Modernidade – Aprendizagem com mediação das Tecnologias de Informação e Comunicação
Disciplina eletiva – 30 horas – 02 créditos
Profª – Eloiza da Silva Gomes de Oliveira


Objetivos:
Conhecer e discutir aspectos relevantes da aprendizagem humana. Definir as principais características da aprendizagem com mediação tecnológica. Conceituar esta forma de aprendizagem sob o enfoque de teorias da Psicologia. Aplicar à realidade os conceitos citados.

Ementa:
Introdução: Por que estudar aprendizagem, revisão dos conceitos mais importantes da área.
Ausubel e a aprendizagem significativa.
Bruner e a apreensão cognitiva da estrutura das áreas de conhecimento.
Gagné e a hierarquia de aprendizagem.
Bandura e a aprendizagem social.
Aplicações destas teorias à aprendizagem com mediação tecnológica.




Distribuição das aulas

Aula

Data

Conteúdo
01
10/04
Presencial
Apresentação do professor, da disciplina, da dinâmica do trabalho, da monitoria.
02
17/04
Presencial
1º Tópico – Novos aprendentes...  novas formas de aprender.
03
24/04
EAD
2º Tópico – TIC e aprendizagem – abordagem conceitual.
04
08/05
EAD
3º Tópico – Bandura e a importância da aprendizagem social.
Orientação para a realização do trabalho final da disciplina.
05
15/05
EAD
4º Tópico – Ausubel e o conceito de aprendizagem significativa.
06
22/05
EAD
5º Tópico – Gagné e o pioneirismo no processamento da informação.
07
29/05
EAD
6º Tópico – Bruner, a constituição da mente e a construção de significados.
08
05/06
Presencial
Aula síntese das teorias estudadas.
Esclarecimento de dúvidas sobre o trabalho final.
09
12/06
EAD
7º Tópico – Síntese das teorias estudadas.
10
19/06
Presencial
Discussão dos resultados parciais dos trabalhos dos grupos.

11
26/06
EAD
8º Tópico – O professor está preparado para esta mudança?
12
03/07
EAD
9º Tópico - TIC e aprendizagem – abordagem das práticas possíveis.
13
10/07
Presencial
Apresentação e debate dos resultados dos trabalhos dos grupos.
14
17/07
Presencial
Apresentação e debate dos resultados dos trabalhos dos grupos.
15
24/07
Presencial
Entrega dos trabalhos e avaliação da disciplina.

Término das aulas – 06/08/2013
Recesso – 14 a 19/08/2013



Proposta de avaliação
Ø  Apresentação oral do estudo de campo realizado – 03 pontos
Ø  Trabalho escrito entregue ao final da disciplina – 06 pontos
Ø  Auto avaliação – 01 ponto


Bibliografia da disciplina
ASSMANN, Hugo (org.) et al. Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005. 
AUSUBEL, David P. et al. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
­­­­_____. Psicología educativa. Un punto de vista cognoscitivo. México: Editorial Trillas, 1978.
BIGGE, Morris L. Teorias da Aprendizagem para Professores. São Paulo: EPU, 1977.
BANDURA, A. Teoría del aprendizaje social. Madrid: Espasa-Calpe, 1982. .
BRUNER, Jerome. Uma nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1976.
_______. A Cultura da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
______. Atos de Significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
COLL, C. & MONEREO, C. Psicologia da Educação Virtual - Aprender e Ensinar Com Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo, Papirus Editora, 2000.
MOREIRA, Marco Antonio. Ensino e Aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo, Ed. Moraes, 1983.
_____ & MASINI, E. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1993.
GAGNÉ, M. Robert. Princípios essenciais da aprendizagem para o ensino. Porto Alegre: Globo, 1980.
______. Como se realiza a aprendizagem. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.
SAHAKIAN, William S. Aprendizagem: sistemas, modelos e teorias. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.
SANCHO, Juana Maria; HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
Valente, José Armando; Mazzone, Jaures & Baranauskas, Maria Cecília C. Aprendizagem na era das tecnologias digitais. São Paulo: Cortez / Fapesp, 2011.
VILLARDI, Raquel & OLIVEIRA, Eloiza Gomes de. Tecnologia na educação: uma perspectiva sócio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário