PROGRAMA DA DISCIPLINA
Caro aluno!!!
Apresentamos a você o programa da nossa disciplina. Nele estão indicadas as datas e temas dos quinze encontros que teremos; quais os que serão desenvolvidos presencialmente e os que serão realizados através do Blog; a proposta de avaliação do rendimento acadêmico apresentada; e uma bibliografia básica ao final.
Quanto às indicações bibliográficas você terá mais títulos, citados ao final de cada aula postada.
É importante que você leia e tenha o programa à mão, pois ele nos servirá, ao final, para avaliar a disciplina ministrada.
Disciplina / 2013.1
EDU 08 - 11388
– Sujeito e Conhecimento na Modernidade – Aprendizagem com mediação das
Tecnologias de Informação e Comunicação
Disciplina
eletiva – 30 horas – 02 créditos
Profª – Eloiza
da Silva Gomes de Oliveira
Objetivos:
Conhecer e discutir aspectos
relevantes da aprendizagem humana. Definir as principais características da
aprendizagem com mediação tecnológica. Conceituar esta forma de aprendizagem
sob o enfoque de teorias da Psicologia. Aplicar à realidade os conceitos citados.
Ementa:
Introdução: Por que estudar
aprendizagem, revisão dos conceitos mais importantes da área.
Ausubel e a aprendizagem
significativa.
Bruner e a apreensão cognitiva da
estrutura das áreas de conhecimento.
Gagné e a hierarquia de aprendizagem.
Bandura e a aprendizagem social.
Aplicações destas teorias à
aprendizagem com mediação tecnológica.
Distribuição
das aulas
Aula
|
Data
|
Conteúdo
|
|
01
|
10/04
|
Presencial
|
Apresentação
do professor, da disciplina, da dinâmica do trabalho, da monitoria.
|
02
|
17/04
|
Presencial
|
1º
Tópico – Novos aprendentes... novas
formas de aprender.
|
03
|
24/04
|
EAD
|
2º
Tópico – TIC e aprendizagem – abordagem conceitual.
|
04
|
08/05
|
EAD
|
3º
Tópico – Bandura e a importância da aprendizagem social.
Orientação
para a realização do trabalho final da disciplina.
|
05
|
15/05
|
EAD
|
4º
Tópico – Ausubel e o conceito de aprendizagem significativa.
|
06
|
22/05
|
EAD
|
5º
Tópico – Gagné e o pioneirismo no processamento da informação.
|
07
|
29/05
|
EAD
|
6º
Tópico – Bruner, a constituição da mente e a construção de significados.
|
08
|
05/06
|
Presencial
|
Aula
síntese das teorias estudadas.
Esclarecimento
de dúvidas sobre o trabalho final.
|
09
|
12/06
|
EAD
|
7º
Tópico – Síntese das teorias estudadas.
|
10
|
19/06
|
Presencial
|
Discussão
dos resultados parciais dos trabalhos dos grupos.
|
11
|
26/06
|
EAD
|
8º
Tópico – O professor está preparado para esta mudança?
|
12
|
03/07
|
EAD
|
9º
Tópico - TIC e aprendizagem – abordagem das práticas possíveis.
|
13
|
10/07
|
Presencial
|
Apresentação
e debate dos resultados dos trabalhos dos grupos.
|
14
|
17/07
|
Presencial
|
Apresentação
e debate dos resultados dos trabalhos dos grupos.
|
15
|
24/07
|
Presencial
|
Entrega
dos trabalhos e avaliação da disciplina.
|
Término
das aulas – 06/08/2013
Recesso
– 14 a 19/08/2013
Proposta de avaliação
Ø Apresentação oral do estudo de campo realizado – 03
pontos
Ø Trabalho escrito entregue ao final da disciplina –
06 pontos
Ø Auto avaliação – 01 ponto
Bibliografia da
disciplina
ASSMANN, Hugo (org.) et al. Redes digitais e metamorfose do aprender.
Petrópolis: Vozes, 2005.
AUSUBEL, David P. et al. Psicologia
Educacional. Rio de
Janeiro: Interamericana, 1980.
_____. Psicología
educativa. Un punto de vista cognoscitivo. México: Editorial Trillas, 1978.
BIGGE, Morris L. Teorias da Aprendizagem para Professores. São Paulo: EPU, 1977.
BANDURA, A. Teoría del aprendizaje social. Madrid:
Espasa-Calpe, 1982. .
BRUNER, Jerome. Uma
nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1976.
_______. A
Cultura da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
______. Atos de Significação.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
COLL,
C. & MONEREO, C. Psicologia da Educação Virtual - Aprender e Ensinar Com
Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Porto Alegre: Artmed, 2010.
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS,
Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo, Papirus
Editora, 2000.
MOREIRA, Marco Antonio. Ensino
e Aprendizagem: enfoques
teóricos. São Paulo, Ed. Moraes,
1983.
_____ & MASINI, E. Aprendizagem
Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1993.
GAGNÉ, M. Robert. Princípios essenciais da aprendizagem para o
ensino. Porto Alegre: Globo, 1980.
______. Como
se realiza a aprendizagem. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.
SAHAKIAN, William S. Aprendizagem: sistemas, modelos e teorias. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.
SANCHO, Juana
Maria; HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias
para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: ArtMed,
2000.
Valente, José Armando; Mazzone, Jaures & Baranauskas, Maria Cecília C. Aprendizagem na era das tecnologias digitais.
São Paulo: Cortez / Fapesp, 2011.
VILLARDI,
Raquel & OLIVEIRA, Eloiza Gomes de. Tecnologia
na educação: uma perspectiva
sócio-interacionista. Rio de
Janeiro: Dunya, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário