SEMANA DE 13 A 17 DE MAIO
Ausubel
e o conceito de aprendizagem significativa.
TÓPICO 4
"Se
eu tivesse de reduzir toda a psicologia educacional a um único princípio, diria
isto: o fator singular mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo
que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie nisso os seus
ensinamentos". (AUSUBEL, 1980)
Caro
aluno,
Na
aula anterior estudamos alguns conceitos relativos à aprendizagem formulados
por Albert Bandura. Vimos como a observação de modelos e a imitação são
importantes para ele.
Na
aula de hoje vamos abordar outro teórico, David Ausubel, que investiga e descreve o processo de cognição segundo
uma perspectiva construtivista. Essa teoria ficou conhecida como Teoria da
Aprendizagem Significativa (TAS).
Um pouco da biografia do teórico
No fim do século
XIX e começo do século XX, os movimentos migratórios judaicos tomaram uma nova
direção, a da América. Juntavam-se milhões que deixavam uma Europa empobrecida
e dilacerada pelos conflitos, em busca de uma nova vida. A maior parte ia para
os Estados Unidos. David Paul Ausubel
nasceu nos Estados Unidos, em 1918. Formou-se médico-cirurgião, psiquiatra e
psicólogo educacional, e demonstrava extremo interesse pelo estudo da
aprendizagem e da educação.
Descreveu criticamente as experiências de castigos e humilhações
que vivenciou na escola e posicionou-se radicalmente contrário à educação
tradicional e conservadora.
Em um de seus
mais conhecidos livros, Ausubel (1978, p. 31) descreveu algumas experiências
escolares de punição e humilhação:
Escandalizou-se (um professor) com um palavrão que eu, patife de
seis anos, empreguei certo dia. Com sabão de lixívia lavou-me a boca.
Submeti-me. Fiquei de pé num canto o dia inteiro, para servir de escarmento a
uma classe de cinquenta meninos assustados. (...) A escola é um cárcere para
meninos. O crime de todos é a pouca idade e por isso os carcereiros lhes dão
castigos.
Após
sua formação acadêmica, em território canadense resolve dedicar-se à
educação no intuito de buscar as melhorias necessárias ao verdadeiro
aprendizado. Totalmente contra a aprendizagem puramente mecânica, torna-se um
representante do cognitivismo, e propõe uma aprendizagem que tenha uma
"estrutura cognitivista", de modo a intensificar a aprendizagem como
um processo de armazenamento de informações que, ao agrupar-se à estrutura mental
do indivíduo, seja manipulada e utilizada adequadamente no futuro, através da
organização e integração dos conteúdos apreendidos significativamente.
Influenciado por Piaget, desenvolveu uma teoria da aprendizagem
humana em sala de aula, em uma época em que o estudo da aprendizagem escolar
acontecia a partir de leis e pesquisas realizadas em laboratórios.
Pesquisou a aprendizagem de caráter cognitivo: a integração dos
novos conteúdos às estruturas cognitivas previamente existentes no sujeito.
Defendia a abolição da aprendizagem repetitiva e baseada em memorização.
Em 1973, retirou-se da
vida acadêmica e dedicou-se exclusivamente à clínica psiquiátrica. Suas
publicações mais recentes têm como tema a adicção a drogas e as manifestações
psicopatológicas da personalidade (neuroses, psicoses).
Principais conceitos da Teoria
1.Aprendizagem significativa
A teoria de Ausubel busca explicar
como ocorre a aprendizagem de um conjunto
organizado de conhecimentos no ambiente escolar.
É a partir de conteúdos que o indivíduo já possui que a
aprendizagem ocorre. Estes conteúdos prévios deverão receber novos conteúdos
que, por sua vez, poderão modificar e dar outras significações àqueles
preexistentes. Nas palavras do próprio Ausubel (apud MOREIRA e MASINI, 1982, p.
8), “(...) o fator isolado mais importante influenciando a aprendizagem é
aquilo que o aluno já sabe; determine isso e ensine-o de acordo”.
O autor fala de três tipos de aprendizagem:
- por recepção - nela o conteúdo a ser aprendido é apresentado ao aluno na sua forma final. O professor simplesmente apresenta ao aluno a generalização do que é o conteúdo e exige que ele aprenda e se recorde dele.
- por descoberta – nela o conteúdo a ser aprendido deve ser descoberto pelo aluno. A tarefa para ele é reorganizar um conjunto de informações e integrá-lo ao conhecimento que já possui para produzir um novo conceito ou proposição.
- significativa – nela o aluno a relaciona o novo conhecimento com a estrutura cognitiva que possui e formula a generalização do mesmo.
Moreira e Masini (1982) afirmam que,
para que a aprendizagem significativa ocorra, são necessárias duas condições:
a)
O aluno precisa ter motivação para aprender: se o indivíduo apenas memorizar o
conteúdo, arbitrária e literalmente, a aprendizagem será mecânica.
b) O conteúdo escolar a ser aprendido tem de ser lógica e
psicologicamente significativo: o significado lógico depende somente da
natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada
indivíduo tem, que depende de suas experiências e da motivação.
Aprender significativamente traz para o indivíduo três grandes
vantagens:
- O conhecimento adquirido de maneira significativa é retido e lembrado por mais tempo.
- A aprendizagem significativa aumenta a capacidade de aprender outros conteúdos de uma maneira mais fácil, ainda que haja o esquecimento do conteúdo original.
- Ela facilita a aprendizagem seguinte (reaprendizagem).
Segundo Ausubel et al. (1980, p.
159):
O aprendizado significativo acontece quando uma informação
nova é adquirida mediante um esforço deliberado por parte do aprendiz em ligar
a informação nova com conceitos ou proposições relevantes preexistentes em sua
estrutura cognitiva.
2. Princípios
da aprendizagem significativa
São dois os princípios, segundo Ausubel:
1º) Diferenciação
progressiva: este princípio propõe que, na programação de um conteúdo, as
ideias e os conceitos devem ser preferencialmente trabalhados em uma ordem
crescente de especificidade, dos mais gerais para os mais específicos.
2º) Reconciliação
integrativa: este princípio propõe que, na apresentação de um conteúdo, o
professor procure tornar claras as semelhanças e diferenças entre ideias,
quando estas são encontradas em vários contextos.
3. Tipos
de aprendizagem significativa
Ausubel fala de três tipos de aprendizagem significativa:
a. Aprendizagem de
representações: consiste na aprendizagem de símbolos, em geral palavras, ou
o que eles representam.
Exemplo: Depois de observar várias vezes a relação entre a
palavra “copo” e o conteúdo cognitivo (imagem visual do objeto), a apresentação
apenas da palavra será capaz de provocar na criança a imagem visual do copo.
Isto permitirá que ela desenhe o objeto, ou que escreva a palavra que o
designa.
b. Aprendizagem de
proposições: refere-se não mais à aprendizagem de um símbolo, mas de uma
relação entre ideias. A proposição ou sentença a ser aprendida é relacionada
com as ideias já existentes na estrutura cognitiva.
Exemplo: Realizada a aprendizagem representacional de copo, a
criança vai aprender que este objeto pode ser feito de materiais diversos; que
uns são mais resistentes do que outros; que há variações de valor/preço, de
acordo com os diferentes materiais.
c. Aprendizagem de
conceitos: Ausubel distingue dois tipos principais de aquisição de
conceitos: a formação de conceitos (própria da criança de 5 a 6 anos, é uma
aprendizagem por descoberta na qual int4. ervêm processos psicológicos como a
discriminação, a generalização, o levantamento e a comprovação de hipóteses) e
a assimilação de conceitos (própria de crianças a partir de 6 ou 7 anos, dos
adolescentes e dos adultos, que aprendem novos significados conceituais quando
lhes são apresentados atributos dos conceitos e quando relacionam estes atributos
com ideias já estabelecidas em suas estruturas cognitivas).
O esquema abaixo mostra a relação
entre os três tipos de aprendizagem significativa descritos por Ausubel:
Já dissemos que, para Ausubel, um conhecimento torna-se significativo
pela interação com
alguns conhecimentos prévios relevantes, que já existem na mente de quem aprende. Nesse
processo, há conceitos, chamados subsunçores, relevantes e já existentes na estrutura
ccognitiva do indivíduo, e que facilitam a aprendizagem de novos conceitos. Eles os
modificam e podem ser por eles modificados.
A ligação entre os subsunçores e o novo conhecimento é feita pelos
chamados de
o organizadores prévios. São materiais introdutórios apresentados antes do material a ser
a aprendido. Têm a função de servir de ponte entre o que o indivíduo já sabe e o que ele
deve saber, para que o material possa ser aprendido de forma significativa. Facilitam a
aprendizagem porque funcionam como “pontes cognitivas”.
No decorrer da aprendizagem significativa, os conceitos subsunçores modificam-se e
d desenvolvem-se, tornando-se cada vez mais diferenciados, proporcionando refinamento
conceptual, ideias densas e fortalecimento das possibilidades de aprendizagens
significativas. Para Ausubel et al. (1980, p. 34):
(...) a essência do processo de aprendizagem significativa é que as idéias expressas simbolicamente são
relacionadas às informações previamente adquiridas pelo aluno através de uma relação não-arbitrária e
substantiva (não-literal). Esta relação significa que as idéias são relacionadas a algum aspecto relevante
existente na estrutura cognitiva do aluno, como, por exemplo, uma imagem, um símbolo, um conceito, uma
proposição, já significativo.
alguns conhecimentos prévios relevantes, que já existem na mente de quem aprende. Nesse
processo, há conceitos, chamados subsunçores, relevantes e já existentes na estrutura
ccognitiva do indivíduo, e que facilitam a aprendizagem de novos conceitos. Eles os
modificam e podem ser por eles modificados.
o organizadores prévios. São materiais introdutórios apresentados antes do material a ser
a aprendido. Têm a função de servir de ponte entre o que o indivíduo já sabe e o que ele
deve saber, para que o material possa ser aprendido de forma significativa. Facilitam a
aprendizagem porque funcionam como “pontes cognitivas”.
No decorrer da aprendizagem significativa, os conceitos subsunçores modificam-se e
d desenvolvem-se, tornando-se cada vez mais diferenciados, proporcionando refinamento
conceptual, ideias densas e fortalecimento das possibilidades de aprendizagens
significativas. Para Ausubel et al. (1980, p. 34):
(...) a essência do processo de aprendizagem significativa é que as idéias expressas simbolicamente são
relacionadas às informações previamente adquiridas pelo aluno através de uma relação não-arbitrária e
substantiva (não-literal). Esta relação significa que as idéias são relacionadas a algum aspecto relevante
existente na estrutura cognitiva do aluno, como, por exemplo, uma imagem, um símbolo, um conceito, uma
proposição, já significativo.
O organizador prévio é, portanto, um material introdutório que é
apresentado ao estudante
antes do conteúdo que vai ser aprendido. Consiste em informações amplas e genéricas, e
pode assumir uma variedade de formas: uma afirmação, um parágrafo descritivo, um
questionário, uma pergunta, uma demonstração ou um filme. Pode ser uma sentença ou uma
unidade que precede outra unidade dentro do programa de uma disciplina.
antes do conteúdo que vai ser aprendido. Consiste em informações amplas e genéricas, e
pode assumir uma variedade de formas: uma afirmação, um parágrafo descritivo, um
questionário, uma pergunta, uma demonstração ou um filme. Pode ser uma sentença ou uma
unidade que precede outra unidade dentro do programa de uma disciplina.
A principal função do organizador é estabelecer uma ponte cognitiva
entre o que o aluno já
sabe e aquilo que ele precisa saber, para que possa aprender com sucesso a nova tarefa.
sabe e aquilo que ele precisa saber, para que possa aprender com sucesso a nova tarefa.
O autor usa a metáfora da “ancoragem”: é como se os novos
conhecimentos lançassem uma “ âncora” e se firmassem em conhecimentos prévios,
tornando-se assim mais facilmente
aprendidos.
aprendidos.
5. Formas de aprendizagem
significativa
c) Aprendizagem combinatória: a nova informação não é suficientemente ampla para
absorver os subsunçores, mas também é muito abrangente para ser absorvida por eles. Há
uma combinação de conceitos dando origem a novos esquemas mentais.
a) Aprendizagem
subordinada (principal): novas ideias são subordinadas às ideias relevantes,
d e maior nível de abstração, generalidade e inclusividade já existentes (relação entre o que
se aprende e o que já se sabe).
d e maior nível de abstração, generalidade e inclusividade já existentes (relação entre o que
se aprende e o que já se sabe).
Exemplo:
b) Aprendizagem
superordenada: o novo conhecimento a ser aprendido é mais geral que as ideias
relevantes que o indivíduo já possui (relação entre o que já se sabe e o
conceito novo que se aprende).
Exemplo:
c) Aprendizagem combinatória: a nova informação não é suficientemente ampla para
absorver os subsunçores, mas também é muito abrangente para ser absorvida por eles. Há
uma combinação de conceitos dando origem a novos esquemas mentais.
6. A mediação em Ausubel – algumas aplicações educacionais da teoria
Destacamos, para a formação do professor, a importância do
conhecimento dos conceitos
de estrutura cognitiva, de aprendizagem
significativa e mecânica, o princípio de partir
sempre daquilo que o aluno já
sabe e o uso dos organizadores prévios (subsunçores).
Faria (1989) propõe uma sequência de
sete etapas no planejamento de um curso ou
disciplina:
a) Seleção dos resultados de aprendizagem: trata-se de fazer uma
lista de resultados de aprendizagem pretendidos, privilegiando aqueles ligados
aos conceitos mais importantes da disciplina e do curso que o aluno está
fazendo. Devem ser selecionados também os conceitos mais específicos,
relacionados aos mais amplos já escolhidos, até um dado nível de profundidade
que seja adequado aos alunos.
b) Organização sequencial do conteúdo curricular: agora é o
momento de organizar os itens curriculares selecionados na etapa anterior, de
modo que os mais inclusivos sejam trabalhados antes dos mais específicos, para
os quais servirão de suporte.
c) Reconciliação integrativa: consiste na aplicação deste princípio
(tornar claras as semelhanças e diferenças entre ideias, quando estas são
encontradas em vários contextos) ao material e às aulas que serão preparados.
d) Verificação dos pré-requisitos: agora o professor precisa
determinar quais serão os pré-requisitos necessários aos alunos para que
efetuem a aprendizagem significativa deste novo material. Para esta
verificação, pode ser usado um pré-teste ou teste de diagnóstico, aplicado à
turma.
e) Avaliação da aprendizagem: a avaliação terá outra finalidade,
além de analisar quanto os alunos conseguiram aprender significativamente do
que foi ensinado. Esta nova finalidade é a de medir a posse e a estabilidade
dos conceitos subsunçores que serão necessários para se trabalhar os novos conteúdos do
curso e que não foram trabalhados nesta disciplina.
g) Estratégias e recursos instrucionais para a promoção da
aprendizagem significativa: estão relacionadas com o uso de variados materiais
instrucionais e à apresentação de aulas expositivas. Em ambos os casos, o
professor deve levar em conta os princípios da diferenciação progressiva e da
reconciliação integrativa; o trabalho dos conteúdos de acordo com o que o aluno
sabe e de forma significativa para ele (linguagem, metodologia, exemplos
relacionados à sua realidade); e o cuidado com fatores relativos à manutenção
da atenção do aluno e à habilidade do professor em se comunicar bem.
Encerrando
a nossa aula
O esquema que
apresentamos agora pretende fazer uma síntese dos conceitos de Ausubel
envolvidos no processo de aprendizagem e da maneira como eles se articulam.
Ainda ilustrando e
sintetizando o conteúdo da aula sugerimos dois vídeos cujos links
apresentamos
a seguir.
Referências
bibliográficas
AUSUBEL, David Paul,
NOVAK, Joseph e HANESIAN, Helen. Psicologia
educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
_____. Educational
Psychology: A Cognitive View. New York: Holt, Rinehart & Winston, 1978.
FARIA, W. de. Aprendizagem
e planejamento de ensino. São Paulo: Ática, 1989.
MORAES, Rony M. A
teoria da aprendizagem significativa – tas. Disponível em http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1182.
MOREIRA, M. A. e
MASINI, E. Aprendizagem Significativa
- A teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.
Prof. Eloiza, por favor, envie a lista dos alunos para que eu possa procurar os colegas para fazer o grupo. Grata, Neide Suemi.
ResponderExcluirNeide,
ResponderExcluirVou cuidar disso amanhã pela manhã.
Neide, se quiser faz no meu grupo...
ResponderExcluirAline , Andreza, Amanda e Daniel da turma 03.
Beijos
Aline Silva dos Santos