sexta-feira, 3 de maio de 2013




SEMANA DE 06 A 10 DE MAIO


Orientação para o trabalho final

Caro aluno,
Como você viu no programa da nossa disciplina, encerraremos o semestre com três aulas presenciais:
10/07 e 17/07 - Apresentação e debate dos resultados dos trabalhos dos grupos.


24/07 - Entrega dos trabalhos escritos e avaliação da disciplina


Não gostaríamos que você deixasse a elaboração do trabalho para o final do semestre, quando o cansaço se soma a uma quantidade de outras tarefas acadêmicas.

Por esse motivo apresentamos agora o roteiro e alguns indicativos para que você comece a fazê-lo.

Vale lembrar que no dia 19/06 teremos uma aula presencial para esclarecimento de dúvidas e discussão inicial do andamento dos trabalhos.

Vamos às orientações, então...

ROTEIRO PARA O TRABALHO DOS GRUPOS

Etapas:

1 - Formação dos grupos de trabalho, planejamento inicial, distribuição de funções (em casos especiais o trabalho pode ser feito individualmente).

2 - Escolha da amostra para aplicação do questionário (cada grupo aplicará o questionário em no mínimo 10 adolescentes da chamada "adolescência média" - 13 a 17 anos).

3 - Nunca é demais lembrar que, no desenvolvimento de estudos de campo há cuidados éticos que precisam ser observados: a privacidade (verifique que o questionário não é identificado, solicita apenas idade, sexo e escolaridade); consentimento informado (as pessoas que responderem o instrumento devem fazê-lo voluntariamente e ser esclarecidos de que os resultados serão utilizados em um trabalho acadêmico).

4 - Aplicação do questionário. Ele se encontra disponibilizado no formato Word em http://www.mediafire.com/?xz1y38kvwssx793 e no formato PDF em http://www.mediafire.com/?ki9yhvqnls6beqf.

Ele deve ser aplicado aos 10 jovens escolhido, de acordo com as condições que o grupo de trabalho encontrar.

5 - Análise das respostas.
O questionário tem três partes:
1ª) Identificação da amostra e condições de acesso e utilização da Internet (1ª página).
2ª) Parte quantitativa do questionário (2ª página).
3ª) Parte qualitativa do questionário - três peguntas abertas (3ª página)

6 - Organização dos resultados obtidos em gráficos, tabelas etc...

7 - Redação do trabalho escrito:

  • Introdução (Apresentação das características da amostra e descrição do processo de aplicação do questionário, dificuldades encontradas etc...)
  • Resultados obtidos com a aplicação do questionário / análise dos dados / comentários
  • Considerações finais ("Cruzamento" dos resultados obtidos e descritos na parte anterior com pelo menos quatro conceitos teóricos estudados na disciplina.
8 - Apresentação e debate dos resultados em sala de aula (Seminário final da disciplina).

9 - Entrega do trabalho escrito (os questionários devem vir encartados ao final do trabalho escrito).

Esperamos que a realização do trabalho sela enriquecedora, que você aprenda bastante, que não seja apenas mais uma tarefa acadêmica cumprida por obrigação.

Afinal, o objetivo desse trabalho é permitir que nós conheçamos melhor a forma como os nossos jovens se relacionam com a Internet e como a utilizam como instrumento de mediação no processo de aprendizagem.

Não esqueça, um bom trabalho realizado em equipe promove o crescimento e a aprendizagem de todos!!!



Um comentário:

  1. Boa noite, professora

    Não consigo acessar o questionário no endereço que foi informado. Como faço para obtê-lo? Desde já, agradeço!

    Um beijo

    ResponderExcluir