SEMANA DE 20 A 25 DE MAIO
TÓPICO 5
Gagné e o pioneirismo no
processamento da informação
Entramos
nesta semana no estudo do quarto teórico da Psicologia da Educação e do
conceito de mediação tecnológica que deles podemos extrair.
Robert
Gagné talvez tenha sido o primeiro a ser descoberto pelos que estudam e
praticam desenho instrucional, interação humano-computado, Educação a
Distância. Trata-se de uma teoria que evoluiu de uma perspectiva bastante behaviorista
para outra predominantemente cognitiva. Durante essa evolução, três componentes
foram a ela incorporadas, a saber: 1) uma série típica de eventos que
acompanham cada ato de aprendizagem; 2) uma taxonomia (classificação) de
resultados de aprendizagem; 3) condições específicas e necessárias para alcançar
cada resultado.
Um pouco da biografia do teórico
Robert Mills Gagné nasceu em
North Andover, Massachusetts, em 1916. Fez o Mestrado na Universidade de Yale e
o Doutorado, em Psicologia, na Universidade de Brown. Foi diretor de pesquisa do laboratório da formação
aérea dos EUA e consultor do departamento de defesa. Em 1962, publicou o artigo
Treinamento Militar e princípios de aprendizagem e em 1968 a obra Hierarquias
da Aprendizagem A partir de 1969 tornou-se
professor na Universidade Estadual da Flórida.
Considerado
neobehaviorista, pela afinidade com as ideias de Skinner, Gagné é um dos pesquisadores
interessados na tecnologia educacional, isto é, na aplicação dos princípios da
ciência da aprendizagem aos problemas práticos do ensino.
Quando faleceu, em
abril de 2002, era professor do Departamento de Pesquisa Educacional da Florida State University.
A Aprendizagem para Gagné
Gagné
adotava enfoques behavioristas (comportamentais) e cognitivistas em sua teoria.
Para ele, as fases da aprendizagem se apresentam associadas aos processos
internos que, por sua vez, podem ser influenciados por processos externos.
A
aprendizagem, segundo Gagné, “é uma mudança de estado interior que se manifesta
por meio da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança. Um
observador externo pode reconhecer que houve aprendizagem quando observa a
ocorrência de uma mudança comportamental e também a permanência desta mudança.”
(MOREIRA, 1999).
Trata-se,
portanto, de acordo com Gagné, uma mudança
comportamental persistente. Segundo ele as mudanças resultantes do
desenvolvimento de estruturas internas constituem-se na maturação.
Já a aprendizagem “ocorre quando o indivíduo responde e recebe estimulação de
seu ambiente externo, a maturação requer somente crescimento interno” (MOREIRA,
1999).
MATURAÇÃO
Afirma que a aprendizagem ocorre
através de uma mudança observável de desempenho e depende de alguns fatores
como: a atenção que o professor consiga captar do aluno, a comunicação pelo
docente dos objetivos propostos para o discente, o estímulo à evocação de
princípios relevantes, o direcionamento do estudo pelo professor, a sensação de
progresso do aluno, a reativação e manutenção do feedback do docente ao aluno.
Afirma que a ocorrência de aprendizagem necessita de uma hierarquia de
conhecimentos organizada de tal modo, que o nível anterior é pré-requisito para
o seguinte. Assim como Ausubel, teórico que vimos anteriormente, entende que a
motivação está relacionada ao desejo que o indivíduo tem de realizar, ou à
própria realização.
Tipos de aprendizagem para Gagné
A teoria convenciona que existem diferentes tipos
ou níveis de aprendizado e que cada tipo requer diferentes tipos de instrução.
Identifica cinco categorias de aprendizgem:
1ª)
2ª)
Habilidades
intelectuais - discriminar, classificar, aplicar regras.
Você, que já é professor da educação presencial ou a distância, experimente planejar uma atividade para os seus alunos seguindo as nove etapas propostas por Gagné. Realize a atividade com os alunos e depois avalie o resultado.
Gagné (1974, p. 22) afirma:
3ª)
Estratégias
cognitivas - capacidade
de criar ou escolher um processo mental que conduza à solução de um problema ou
ao desempenho de uma tarefa.
4ª)
Atitudes
- capacidade
de adotar um comportamento específico em concordância com valores e crenças
adquiridos.
5ª)
Os nove eventos (ou etapas, ou níveis) da instrução
O autor afirmava que o professor deveria conhecer
bem cada uma das etapas, adequando o seu planejamento e os recursos didáticos
aos mesmos.
Primeira Categoria: Preparação
1- Ganhar a Atenção - fazendo uma pergunta
provocativa, apresentando um fato interessante, apresentando um problema de
interesse imediato para o grupo etc.
2- Descrever os Objetivos - mostrando o que o aluno
vai aprender e como ele vai poder utilizar o novo conhecimento; se for o caso,
mostrar como essa aquisição de conhecimento vai ser avaliada.
3- Estimular a Conexão com o Conhecimento Anterior -
pela explicitação da relação entre o novo e os conceitos já adquiridos.
Segunda Categoria: Desempenho
4- Apresentar o Material a ser Aprendido - na forma
de gráficos, textos, simulações etc., respeitando as regras pertinentes (evitar
sobrecarga da memória, manter coerência de estilo etc.).
5- Orientar a Aprendizagem - através da apresentação
de exemplos, estudos de caso, representações gráficas, material complementar
etc.
6- Propiciar Desempenho - criando situações e
oferecendo condições para a aplicação do novo conhecimento.
7- Dar feedback - mostrando, imediatamente, o grau
de acerto do aprendente na aplicação do conhecimento.
Terceira Categoria: Transferência de Conhecimento
8- Avaliar - através de testes, o grau de
assimilação do novo conhecimento.
9- Aumentar a retenção e facilitar a transferência
do conhecimento - (entendida como sua aplicação a outras situações que não
aquelas vistas no processo de aprendizagem) através de exercícios de aplicação.
Os
Nove níveis de aprendizagem de Gagné fornecem um “passo-a-passo” que ajuda que
o professor forneça uma experiência de aprendizagem completa e bem sucedida.
Cada passo é projetado para ajudar os alunos a compreender e reter a informação
de forma eficaz.
Você, que já é professor da educação presencial ou a distância, experimente planejar uma atividade para os seus alunos seguindo as nove etapas propostas por Gagné. Realize a atividade com os alunos e depois avalie o resultado.
Gagné (1974, p. 22) afirma:
“A função
de ensinar origina-se, em sentido específico, da determinação das condições de
aprendizagem. Ensinar significa organizar as condições exteriores próprias à
aprendizagem. Essas condições devem ser organizadas de maneira gradual,
levando-se em conta, em cada etapa, as habilidades recentemente adquiridas, a
necessidade de retenção dessas habilidades e a situação estimuladora específica
exigida pela etapa seguinte. Consequentemente, ensinar é uma atividade bastante
complexa e árdua”.
Gagné e a mediação - aprendizagem como processamento da informação
Esta teoria nos permite uma tentativa de explicação do
que acontece internamente durante o processo de aprendizagem.
A informação, os estímulos que vem do ambiente são captados
pelos órgãos dos sentidos e acolhidos pelos receptores, estruturas do sistema
nervoso central do ser humano.
Passam a seguir ao que Gagné chama de “registro
sensorial” (os objetos e eventos são codificados de forma a serem reconhecido
pelo cérebro) e esta informação é captada pela memória de curto prazo, onde é
novamente codificada, mas agora sob a forma de conceitos.
A partir desse momento várias coisas podem
acontecer:
·
Com o estímulo adequado essa informação é repetida
até que seja armazenada na memória de longa duração.
·
Se a informação codificada estiver fortemente
relacionada com uma informação já existente no repertório do indivíduo (o que
Bandura chamava de ancoragem), ela pode ser imediatamente acoplada à memória de
longa duração.
·
Outra possibilidade é que a informação seja tão
estimulada por eventos externos e desperte tanto a motivação, que ela passe de
imediato à memória de longa duração.
·
Ainda há, porém, a possibilidade de que a
informação nova não seja codificada e, portanto, desprezada pelo indivíduo.
Uma vez que a informação tenha sido registrada em
qualquer das duas memórias, pode ser recuperada a qualquer momento, desde que
os estímulos externos mostrem que ela é necessária.
Toda a informação recuperada das memórias é
transformada em ação, manifestação visível de comportamento.
Gagné fala ainda de dois fatores importantes nesse
processo: as expectativas do indivíduo (motivação) e forma ou controle
executivo que determina, em cada um de nós, como a informação deve ser
codificada, armazenada e recuperada.
Encerrando
a nossa aula
Você já deve ter percebido que não há
muita facilidade de obter material sobre Gagné em português.
Sugerimos
dois vídeos para encerrar a aula.
O
primeiro dá uma visão geral da teoria e aborda alguns conceitos de que tratamos
na aula. Foi coordenado pela Profª Liane Tarouco, da UFRGS:
O segundo, embora tenha sido produzido em inglês, é
fácil de ser compreendido. Trata-se de como ensinar as crianças a fazerem chã,
seguindo as nove etapas de instrução descritas por Gagné, lembra?
Primeira Categoria: Preparação
1- Ganhar a Atenção
2- Descrever os Objetivos
3- Estimular a Conexão com o Conhecimento Anterior
Segunda Categoria: Desempenho
4- Apresentar o Material a ser Aprendido
5- Orientar a Aprendizagem
6- Propiciar Desempenho
7- Dar feedback
Terceira Categoria: Transferência de Conhecimento
8- Avaliar
9- Aumentar a retenção e facilitar a transferência
do conhecimento
O link do vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=rxPt75bU6rc
Divirtam-se...
e revejam o conteúdo.
Referências
bibliográficas
GAGNÉ, Robert M.. Como se realiza
a aprendizagem. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1980.
MOREIRA, M. A. Teorias de
Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.
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